sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Conversa Informal - I

Vaidades
O ser humano tem sempre a sutil vontade de querer sentir amado, não estou aqui dando dizeres psicológicos ou criando novos paradigmas ou formas de pensamentos, não. O ser humano é um idiota, com uma tendência egoísta de sempre querer que seja feita a sua vontade. A triangular todo o conteúdo que norteia para si.
Sempre imagino que o Racionalismo que busco não pode ser desvencilhado de minha . Mas será mesmo que a fé é assim mesma, ou seja, nunca separada da Razão?
Contudo não é o fato de potencializar querer provar algo e sim, pelos ranços de minhas observações desconcretizar afinal, essas atitudes das pessoas que observo, pelas ruas, em conversas informais, etc. – Tão logo também, esse Logus, igualmente poderá ser algo muito limitado, em seguida pensar a sociedade Belenense, é verificar que ela é cheia contradições, uma cultura pouco revelada, e também às vezes me parece que neste Brasil dos Guaranis, Belém é o Brasil e este seria o mundo.
 E afinal, como dizem afora o que bom pode vir do Brasil, assim replico, o que de bom pode vir de Belém. Não sou um desconstrutivista de nossa cultura, repare; –  acredito que o problema está nas nossas relações sociais.
A primeira passagem de um dos livros da Bíblia cristã, afirma com veemência: Tudo é vaidadeEclesiastes Cap. 1 vs 1”, bem a isso podemos ratificar que, sim. O homem é vaidoso, ao que, todavia sempre foi assim... Claro que a humanidade passou e vem passando pelas suas varias épocas, contudo em todas existe a figura do culto a Vaidade.
A vaidade que há de se legitimar, consistir em um modo de comportamento da humanidade, se suas relações sociais.
E por diante nesses poucos mais de 20 anos, eu sei, que não estou cantando as pedras desse jogo, tampouco revelando o tal do correto. A verdade é cruel, ou seja, já passamos do “crer no não ver”, todos com essa evolução tecnológico-humano, “precisam tocar em nossa derme”, provar as coisas e das coisas é o que necessitamos.
Não obstante, na corrida pelo mais sabido e certo. Acredito em algo sobrenatural, digo, pelo menos para mim ainda, isso ainda tem o seu valor. – Claro que sou um suspeito para o todo disso e comentar, tenho a mancha de ideais cristãos, e isso meus caros é fato!
Porém em minha mente é claro do mesmo modo/também que, ser Racional é importante, contudo não desumano tampouco sádico. Sempre brinco com amigos que: “Freud Fu#de@u$% com a cabeça do mundo, com seu pensamento altruísta sobre o Relativismo”. Mas graças a ele também e ai podemos nós bater palmas – e tolos são os que tentem entender Freud, ele já passou por esta terra, pensou e já soltou o seu bicho e ponto final – como dizia, porém graças a essa brecha da duvida, podemos pensar em sermos mais tolerantes.
O curioso é que nessa integração que tantos têm em tentar reunir o mundo, achando que irá conseguir isso na velocidade da luz, de fazer com os homens entrem em compreensão para fazer o outro aceitar o próximo. Que vaidade!
Consistir que para isso acontecer devemos mais é construir a não hipocrisia. Eu não acredito nisso: “aceitar o outro como é” – Mentira Isso é uma vaidade, não existe aceitação, o ser humano é um poço de um ego somente dele fraco demais para se homogeneizar com outro. Devemos falar de Tolerância... Mas isso fica pra outro dia.