segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Altruísmo que será o primeiro a jogar essa pedra?


            A “humanidade” tem um conceito muito complexo, afinal de contas, o máximo de consideração pelo outro, não perfaz o sentido daquilo que os cientistas do mundo jurídico têm como base laboral.
            Já que, o que está em cima da mesa, é a coletividade. Conta-se que, durante a primeira guerra mundial, um sargento teria gritado para seus recrutas: “Eu tenho o máximo de consideração por vocês, mas ela não vai degenerar em humanidade”. Esse era o conceito da época.
            Depois se cumpriu à cultura jurídica alemã, denotando-se através do nacionalismo até a brutalidade: o direito do homem. Mas enxergamos bem isso, nesses anos de estudo jurídicos, Direito é aquilo que serve o povo, e nessa teoria contratualista, a utilidade comum é superior ao individual. E como já dizia um jargão no direito alemão: “Tu não és nada, o povo é tudo”.
            É... Queridos, como fala também nossa querida cantora Byoncé do Pará: “Aceite meu amor”. E ai relembra a poesia de um autor desconhecido, no trecho: “Tens a força de Leão nas mãos... oh Brasil os deixaste invadirem teu coração, desbrave essa nação.”.  Sim! Não sejamos sensacionalistas, pois a realidade de nós Paraenses é não está lá como desejamos: A imaginar que não faz nem dois meses que passamos por um Plebiscito, de divisão do Estado do Pará, e já o povo esquece. Mas como diz o caboclo: “PERAI!”, agora iremos dar aplausos – Por quê? – Oras, eles fizeram bem isso, plebiscito perto do final do ano, perto das festas natalina, o povo fica sem saber se comprar peru ou vota nos “DUDUS”.
            Porém o feitiço virou conta o feiticeiro. O Pará não foi divido, as promessas de amor foram feitas, e o povo seguiu com a sua programação natalina, dizendo, feliz natal e prospero ano novo. Até agora o que vi foi, e peço licença quase poética, pois busco novamente os jargões muito comuns, usado no meio das periferias de Belém, mas que traduz pelo senso comum, e assim o faço do meio jeito: “O Pará não foi divido, as promessas de amor foram feitas. Nada disso só vi que 2012 já começou, e única erva de banho que tomamos foi o Chá-de-calcinha que o governo deu para nós”. – risos.
            É... Humanidade. Altruísmo que será o primeiro a jogar essa pedra?